Conteúdo do artigo principal

QUANDO “O TEXTO É MUITO LERDO”: UM ESTUDO SOBRE REGISTRO VISUAL DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE SÍNTESE
Stephania Padovani, Juliana Ferreira de Oliveira, Juliana Bueno

A produção de representações gráficas de síntese (RGS) em sala de aula visa estimular a aprendizagem significativa e a construção colaborativa do conhecimento por estudantes. Nessa dinâmica, é importante que os próprios estudantes realizem uma autoavaliação do processo de desenvolvimento. O primeiro passo dessa avaliação seria o registro do processo de produção das RGSs. Nesse estudo, tivemos como objetivo verificar a adequação da técnica linha do tempo como forma de registro visual síncrono do processo de produção de RGSs. Para tanto, dezoito estudantes de pós-graduação em Design utilizaram a técnica para atuar como relatores do processo de produção das RGSs. A análise das linhas do tempo, associada aos comentários dos estudantes relatores, demonstrou que os relatores conseguiram registrar o processo como um todo, sincronamente e de acordo com o seu ponto de vista, além de representarem aspectos do desenho e do diálogo entre os participantes. Ainda assim, houve algumas dificuldades durante o processo, as quais geraram apontamentos para o refinamento da técnica de registro visual.

Detalhes do artigo

Palavras-chave: registro visual RGS linha do tempo pesquisa baseada em arte
Como Citar
PADOVANI, S.; OLIVEIRA, J. F. de; BUENO, J. QUANDO “O TEXTO É MUITO LERDO”: UM ESTUDO SOBRE REGISTRO VISUAL DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE SÍNTESE. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–25, 2021. Disponível em: https://rbeg.net/index.php/rbeg/article/view/106. Acesso em: 18 jan. 2025.