Conteúdo do artigo principal

A EXPRESSÃO GRÁFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE CURRICULAR
Márcia Inês Schabarum Mikuska, Anderson Roges Teixeira Góes, Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz, Carlos Eurico Galvão Rosa

O presente trabalho é fruto de pesquisa do projeto “Licenciar”, desenvolvido na Universidade Federal do Paraná (UFPR), que proporciona debates semanais entre estudantes do curso de licenciatura sobre o ensino de geometria, o uso da tecnologia como ferramenta de ensino, o uso de materiais manipuláveis e motivações para as dificuldades de alunos com conceitos básicos. Esses apontamentos nos influenciaram a realizar um breve levantamento histórico do ensino da Geometria, seu abandono no Ensino Fundamental e a análise de uma grade curricular de um Curso de Formação de Docente da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de Curitiba/PR, aqui apresentado. Tal análise nos leva a afirmar que o tempo destinado a Geometria nesse curso é pouco e conjecturar ser esta a causa do abandono do ensino da Geometria na Educação Básica: a falta na formação do professor tanto egresso de curso de formação docente, quanto licenciado da UFPR, considerada a exclusão de horas destinadas às disciplinas de Geometria na atual grade de curso.

Detalhes do artigo

Palavras-chave: geometria formação de professores expressão gráfica
Como Citar
INÊS SCHABARUM MIKUSKA, M.; ROGES TEIXEIRA GÓES, A. .; AUGUSTA BENIGNO DOS SANTOS LUZ, A. .; EURICO GALVÃO ROSA, C. . A EXPRESSÃO GRÁFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE CURRICULAR. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. Disponível em: https://rbeg.net/index.php/rbeg/article/view/22. Acesso em: 3 dez. 2024.