Conteúdo do artigo principal

REPRESENTAÇÃO, FABRICAÇÃO DIGITAL E MODELOS TÁTEIS: APLICAÇÃO EM MOBILIÁRIO DO ACERVO DE UM MUSEU Versões expandidas de cinco artigos selecionados do Graphica 2019.
Cristiane dos Santos Nunes, Maurício Costa Montone, Rafael Redü Eslabão, Edemar Dias Xavier Junior, Adriane Borda Almeida da Silva

Este trabalho relata e analisa um exercício de exploração de técnicas digitais de representação tridimensional, para dar conta de aperfeiçoar um modelo tátil, produzido por meio de fabricação digital, relativo a um mobiliário do século XIX. Trata-se de um armário, ornamentado com formas complexas, de um acervo museológico. O exercício evidenciou as associações convenientes entre técnicas digitais e tipos de geometrias envolvidos, disponibilizando um modelo fiel, em termos formais, ao objeto representado. Como em todo processo representacional, os resultados incluem a construção de conhecimento sobre o mobiliário em questão, permitindo ampliar o discurso veiculado junto ao museu que se insere.

Detalhes do artigo

Palavras-chave: representação gráfica digital patrimônio cultural modelos táteis acessibilidade universal impressão 3D
Como Citar
DOS SANTOS NUNES, C. .; COSTA MONTONE, M. .; REDÜ ESLABÃO, R. .; DIAS XAVIER JUNIOR, E. .; BORDA ALMEIDA DA SILVA, A. . REPRESENTAÇÃO, FABRICAÇÃO DIGITAL E MODELOS TÁTEIS: APLICAÇÃO EM MOBILIÁRIO DO ACERVO DE UM MUSEU: Versões expandidas de cinco artigos selecionados do Graphica 2019. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 7, n. 2, 2019. Disponível em: https://rbeg.net/new/index.php/rbeg/article/view/83. Acesso em: 22 nov. 2024.