Contenuto principale dell'articolo

Outro olhar sobre as "paisagens imaginantes" de Guignard
Ana Laura Assumpção, Paulo César Castral

A pesquisa tem como enfoque o pintor brasileiro Alberto da Veiga Guignard e suas obras produzidas em Ouro Preto, especificamente denominadas de "paisagens imaginantes". Guignard teve um contato bastante intenso com essa cidade, desde que a conheceu, em 1942, até o final de sua vida, em 1962. O presente estudo parte da construção de uma análise sobre onze "paisagens imaginantes", de modo a tentar compreender como Guignard via Ouro Preto. Isto é, como o pintor experimentava a cidade, qual a sua relação de sujeito com o mundo a sua volta, proporcionada pelo processo perceptivo durante o ato de pintar e desvelado pelo olhar do outro. Tal análise se baseia na reflexão do filósofo Merleau-Ponty sobre a pintura. A análise plástica das obras não parte de embasamentos teóricos já escritos sobre a pintura de Guignard, mas de um estudo feito pela autora diante da representação em si e do que ela pode suscitar de novas questões para o entendimento da obra do pintor.

Dettagli dell'articolo

Come citare
LAURA ASSUMPÇÃO, A. .; CÉSAR CASTRAL, P. . Outro olhar sobre as "paisagens imaginantes" de Guignard. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 6, n. 2, 2018. Disponível em: https://rbeg.net/index.php/rbeg/article/view/67. Acesso em: 23 nov. 2024.