Resumo
Conteúdo do artigo principal
REPRESENTAÇÃO, FABRICAÇÃO DIGITAL E MODELOS TÁTEIS: APLICAÇÃO EM MOBILIÁRIO DO ACERVO DE UM MUSEU Versões expandidas de cinco artigos selecionados do Graphica 2019.
Este trabalho relata e analisa um exercício de exploração de técnicas digitais de representação tridimensional, para dar conta de aperfeiçoar um modelo tátil, produzido por meio de fabricação digital, relativo a um mobiliário do século XIX. Trata-se de um armário, ornamentado com formas complexas, de um acervo museológico. O exercício evidenciou as associações convenientes entre técnicas digitais e tipos de geometrias envolvidos, disponibilizando um modelo fiel, em termos formais, ao objeto representado. Como em todo processo representacional, os resultados incluem a construção de conhecimento sobre o mobiliário em questão, permitindo ampliar o discurso veiculado junto ao museu que se insere.
Detalhes do artigo
Palavras-chave:
representação gráfica digital
patrimônio cultural
modelos táteis
acessibilidade universal
impressão 3D
Como Citar
DOS SANTOS NUNES, C. .; COSTA MONTONE, M. .; REDÜ ESLABÃO, R. .; DIAS XAVIER JUNIOR, E. .; BORDA ALMEIDA DA SILVA, A. . REPRESENTAÇÃO, FABRICAÇÃO DIGITAL E MODELOS TÁTEIS: APLICAÇÃO EM MOBILIÁRIO DO ACERVO DE UM MUSEU: Versões expandidas de cinco artigos selecionados do Graphica 2019. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 7, n. 2, 2019. Disponível em: https://rbeg.net/index.php/rbeg/article/view/83. Acesso em: 18 jan. 2025.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.