Conteúdo do artigo principal

CADUX - Cartas de Acessibilidade Digital para Experiência de Uso

Este artigo apresenta o CADUX, um conjunto de orientações para criadores de recursos digitais focado em promover experiências inclusivas para usuários com deficiência visual ou auditiva, especialmente em Recursos Digitais de Aprendizagem (RDAs). Originado da análise de diretrizes de acessibilidade, como a WCAG, e pesquisa em experiência do usuário (UX), o CADUX aborda lacunas na aplicação de recomendações devido a limitações técnicas e restrições de tempo. Para isso, incorpora princípios de Design Universal, padrões de acessibilidade e relatos de pessoas com deficiência. A pesquisa adota a abordagem Design Science Research (DSR) para propor soluções pragmáticas. Os testes de avaliação do CADUX realizados por especialistas evidenciaram que a ferramenta oferece suporte na orientação à
criação de RDAs, especialmente para aqueles sem domínio técnico sobre normas de acessibilidade ou não especialistas em UX, destacando-se pela clareza, utilidade, critérios e orientações visando uma experiência inclusiva, o que reforça sua capacidade de promover a igualdade de oportunidades na
educação digital para todos.

Detalhes do artigo

Palavras-chave: Design Inclusivo Pessoas com Deficiência Experiência do Usuário
Como Citar
BINDA, R.; ULBRICHT, V. CADUX - Cartas de Acessibilidade Digital para Experiência de Uso. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 087–109, 2024. Disponível em: https://rbeg.net/new/index.php/rbeg/article/view/193. Acesso em: 25 nov. 2024.
Biografia do Autor

Renan Binda, UFSC

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento no (PPGEGC/UFSC), com pesquisa sobre Inclusão e Acessibilidade Digital na Educação . Possui mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, área de concentração Mídia e Conhecimento (PPGEGC/UFSC), especialização em Design Experiencial/UX (PPGEGR/UFSC) e graduação em Design (PGEGR/UFSC). Tem experiência em projetos e soluções digitais para jornadas acessíveis e experiência do usuário, produção gráfica, audiovisual, desenvolvimento de produtos para educação a distância e desenvolvimento de sistemas web e mobile. Foi professor substituto no curso de Animação da UFSC, ministrando disciplinas como Narrativa e Linguagem Visual, Fotografia e Tratamento de Imagem Digital, Efeitos Especiais, InfoDesign, Empreendedorismo, Animação e Modelagem 3D.Participante do programa de startups da FAPESC com o projeto CoIn - Conhecimento Inclusivo para gerar valor social. Também foi idealizador dos projetos tecnológicos pré-incubados como PlaceBe e PlayStory.

Vania Ulbricht, UFSC

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da UniversidadeFederal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Foi Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA N 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Especialista em Neurociências 2021, pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE).