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CADUX - Cartas de Acessibilidade Digital para Experiência de Uso

This study introduces CADUX - Cards of Digital Accessibility for User Experience, a set of guidelines aimed at digital resource creators, focusing on promoting inclusive experiences for users with visual or auditory impairments, especially in the context of Learning Digital Resources (LDR). While digital technologies provide opportunities for accessing knowledge, accessibility barriers limit the effective participation of these individuals in education. CADUX emerges from the analysis of accessibility guidelines, such as WCAG, and user experience (UX) research. Facing gaps in the implementation of these recommendations due to technical limitations and time constraints, CADUX incorporates principles of Universal Design, accessibility standards, and insights from people with disabilities. The research adopts the Design Science Research (DSR) approach to propose pragmatic solutions. It is noteworthy that digital inclusion goes beyond guidelines, requiring considerations about usability, utility, appearance, and emotions in interaction. In this context, CADUX seeks to guide professionals in creating LDR centered on the needs and abilities of users with disabilities, aiming to enhance the experience and promote inclusion.

Article Details

How to Cite
BINDA, R.; ULBRICHT, V. CADUX - Cartas de Acessibilidade Digital para Experiência de Uso. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 087–109, 2024. Disponível em: https://rbeg.net/new/index.php/rbeg/article/view/193. Acesso em: 25 nov. 2024.
Author Biographies

Renan Binda, UFSC

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento no (PPGEGC/UFSC), com pesquisa sobre Inclusão e Acessibilidade Digital na Educação . Possui mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, área de concentração Mídia e Conhecimento (PPGEGC/UFSC), especialização em Design Experiencial/UX (PPGEGR/UFSC) e graduação em Design (PGEGR/UFSC). Tem experiência em projetos e soluções digitais para jornadas acessíveis e experiência do usuário, produção gráfica, audiovisual, desenvolvimento de produtos para educação a distância e desenvolvimento de sistemas web e mobile. Foi professor substituto no curso de Animação da UFSC, ministrando disciplinas como Narrativa e Linguagem Visual, Fotografia e Tratamento de Imagem Digital, Efeitos Especiais, InfoDesign, Empreendedorismo, Animação e Modelagem 3D.Participante do programa de startups da FAPESC com o projeto CoIn - Conhecimento Inclusivo para gerar valor social. Também foi idealizador dos projetos tecnológicos pré-incubados como PlaceBe e PlayStory.

Vania Ulbricht, UFSC

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da UniversidadeFederal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Foi Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA N 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Especialista em Neurociências 2021, pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE).