Conteúdo do artigo principal

GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM CASO APLICADO À PLATAFORMA OPENSIMULATOR
Fabiana Mendes de Mendonça, Marina Perfetto Sanes, Adriane Borda A. da Silva, Janice de Freitas Pires, Carlos A. P. Campani

Pelotas tem um conjunto arquitetônico reconhecido como patrimônio histórico e cultural nacional, possibilitando que projetos de preservação recebam apoio federal, auxiliando na conservação da história e da memória da cidade. Estes projetos são potencializados quando aliados a ações de educação patrimonial, suscitando uma maior identificação com o patrimônio, provocando o envolvimento da população em sua manutenção. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo digital, para servir de instrumento à educação patrimonial. O estudo se apoia nos conceitos de educação patrimonial, gamificação e mundos virtuais, além, da análise de projetos afins. A metodologia é composta de revisão bibliográfica e tecnológica, particularização de um elemento da arquitetura pelotense, levantamento de dados, adequação dos modelos digitais pré-existentes, concepção, programação e construção do jogo. Os principais resultados, neste momento, foram o registro e justificativa do conceito do jogo e da delimitação de diretrizes para viabilizar o uso de elementos com geometrias complexas junto à plataforma OpenSimulator.

Detalhes do artigo

Palavras-chave: educação patrimonial gamificação mundos virtuais modelagem tridimensional plataforma OpenSimulator
Como Citar
MENDES DE MENDONÇA, F. .; PERFETTO SANES, M. .; BORDA A. DA SILVA, A. .; DE FREITAS PIRES, J. .; A. P. CAMPANI, C. . GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM CASO APLICADO À PLATAFORMA OPENSIMULATOR. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 8, n. 2, 2020. Disponível em: https://rbeg.net/new/index.php/rbeg/article/view/97. Acesso em: 22 nov. 2024.