Résumé
Contenu principal de l'article
GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM CASO APLICADO À PLATAFORMA OPENSIMULATOR
Pelotas tem um conjunto arquitetônico reconhecido como patrimônio histórico e cultural nacional, possibilitando que projetos de preservação recebam apoio federal, auxiliando na conservação da história e da memória da cidade. Estes projetos são potencializados quando aliados a ações de educação patrimonial, suscitando uma maior identificação com o patrimônio, provocando o envolvimento da população em sua manutenção. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo digital, para servir de instrumento à educação patrimonial. O estudo se apoia nos conceitos de educação patrimonial, gamificação e mundos virtuais, além, da análise de projetos afins. A metodologia é composta de revisão bibliográfica e tecnológica, particularização de um elemento da arquitetura pelotense, levantamento de dados, adequação dos modelos digitais pré-existentes, concepção, programação e construção do jogo. Os principais resultados, neste momento, foram o registro e justificativa do conceito do jogo e da delimitação de diretrizes para viabilizar o uso de elementos com geometrias complexas junto à plataforma OpenSimulator.
Details de l'article
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .