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FILMAGEM EM PRIMEIRA PESSOA PARA APRENDIZAGEM DO DESENHO
Carlos Eduardo Senna, Roberto Angelo Pistorello, Kelven de Souza Carvalho

Posicionar uma câmera diretamente acima da cabeça é um artifício utilizado em alguns vídeos que priorizam o efeito de imersão. Nesses vídeos, o espectador assiste a uma sucessão de imagens como se estivesse no “lugar do personagem” e acaba se inserindo no contexto da atividade, vivenciando algo muito próximo de uma experiência real. No Curso de Design de Produto, do Instituto Federal de Santa Catarina, os professores têm experimentado, com êxito, a utilização desse artifício para condução das aulas de desenho. A proposta tem se mostrado promissora, ao ponto de merecer ser compartilhada com outros docentes que atuam na área. Para gravar os vídeos instrucionais de desenho, foi criado um aparato próprio, que oferece um ponto de vista exclusivo para o aluno. Este artigo relata a experiência de uso desse aparato, que foi inicialmente testado em sala de aula e agora está sendo utilizado para a produção de material em atividades não presenciais.

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Cómo citar
EDUARDO SENNA, C. .; ANGELO PISTORELLO, R. .; DE SOUZA CARVALHO, K. . FILMAGEM EM PRIMEIRA PESSOA PARA APRENDIZAGEM DO DESENHO. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. Disponível em: https://rbeg.net/new/index.php/rbeg/article/view/102. Acesso em: 22 nov. 2024.