Contenido principal del artículo

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EXPLORANDO A PRODUÇÃO DE IMAGENS PARA O RESTAURO DE ARQUITETURA TUMULAR
Sandro Martinez Conceição, Léia Miotto Bruscato, Vanessa Peres Martins

No contexto das tecnologias para a produção de imagens, este artigo visa discutir a geração de representações com o Dall-e, um modelo de Inteligência Artificial (IA), para investigar se esta tecnologia pode auxiliar na aplicação das Teorias de Restauro nas intervenções em arquitetura
tumular. A partir da sistematização destas teorias, foram definidos prompts que resultaram na geração de 80 imagens, avaliadas de acordo com critérios pré-estabelecidos. Com o estudo, concluiu-se que o Dall-e gerou imagens que não atenderam às diretrizes das Teorias do Restauro definidas nos
prompts. 

Detalles del artículo

Cómo citar
MARTINEZ CONCEIÇÃO, S.; LÉIA MIOTTO BRUSCATO; VANESSA PERES MARTINS. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EXPLORANDO A PRODUÇÃO DE IMAGENS PARA O RESTAURO DE ARQUITETURA TUMULAR. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 048–067, 2024. Disponível em: https://rbeg.net/new/index.php/rbeg/article/view/183. Acesso em: 22 nov. 2024.
Biografía del autor/a

Léia Miotto Bruscato, UFRGS

Arquiteta urbanista. Doutora em Arquitetura pela Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), Espanha. Pós Doutorado em Arquitetura pela ETSAV/UPC/Espanha. Professora Associada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora Permanente no Programa de Pós Graduação em Design (PGDesign/UFRGS).

Vanessa Peres Martins, UFPel

Arquiteta urbanista. Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (PROGRAU/UFPEL).