Resumo
Conteúdo do artigo principal
JOGOS DE REPRESENTAÇÃO MAQUETE 3D DE PINTURAS SURREALISTAS UTILIZANDO A PERSPECTIVA CÔNICA
Este trabalho verificou as aplicações da perspectiva cônica, apresentando a análise de duas pinturas de René Magritte. Pelo uso das técnicas de perspectiva cônica, é possível recriar a perspectiva de uma
pintura surrealista? Para responder essa indagação, uniu-se os conhecimentos em desenho e tecnologia, visando produzir uma maquete 3D nas mesmas configurações das pinturas. A partir da aplicação do processo dos arquitetos, para a obra “A Condição Humana II” (1935) e do processo das três escalas, para a obra “A Sala de Audição” (1952), verificou-se que o desenhista é capaz de recriar as cenas em maquetes virtuais fazendo uso de programas 2D e 3D e dos conceitos teóricos da perspectiva cônica.
Detalhes do artigo
Palavras-chave:
Representação 2D e 3D
Perspectiva cônica
Desenho
René Magritte
Surrealismo
Como Citar
FORBECK, L. I.; SILVA, R.; VAZ, A.; ROSSI, F. A. JOGOS DE REPRESENTAÇÃO MAQUETE 3D DE PINTURAS SURREALISTAS UTILIZANDO A PERSPECTIVA CÔNICA . Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 11, n. 2, 2023. Disponível em: https://rbeg.net/new/index.php/rbeg/article/view/172. Acesso em: 22 nov. 2024.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.