Conteúdo do artigo principal

Como formar "pensadores gráficos"?
Maria Helena Wyllie Lacerda Rodrigues

Divulgação da edição 33, de junho/2017, do Boletim da Aproged:
Os textos a seguir visam divulgar material de dois pesquisadores brasileiros e foram publicados no Boletim da Aproged - Associação dos Professores de Geometria e de Desenho. Maiores informações sobre as publicações da referida Associação de Portugal poderão ser obtidas em http://www.aproged.pt/boletins.html. Lembramos que as referências aos dois artigos deverão citar o Boletim da Aproged e não a RBEG.


Este texto gera uma reflexão sobre os rumos da educação gráfica, uma vez que é de inegável importância atender não somente às demandas atuais, mas igualmente adotar uma visão prospectiva para conduzir o estudo dos métodos de criação e representação da forma numa era de acelerado avanço científico e tecnológico. Embora não haja uma resposta única e sequer definitiva para a pergunta-título desta exposição, convidamos os que nos leem a nos acompanhar na análise de certos fatores intervenientes no preparo e desenvolvimento de "pensadores gráficos". Para alcançarmos tal objetivo, procuramos inspiração nas ideias de pesquisadores de reconhecido saber, ilustrando-as com alguns exemplos coletados em nossa própria experiência no ensino de disciplinas gráficas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Detalhes do artigo

Como Citar
WYLLIE LACERDA RODRIGUES, M. H. . Como formar "pensadores gráficos"?. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 5, n. 1, 2017. Disponível em: https://rbeg.net/new/index.php/rbeg/article/view/51. Acesso em: 22 nov. 2024.