Conteúdo do artigo principal

INVESTIGANDO O PENSAMENTO SISTÊMICO E A TRANSDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS DE USER EXPERIENCE NO BRASIL
Maria Laura Martinez, Guilherme Leutwiler

No último século temos visto a emergência de um novo paradigma científico que reconhece a complexidade e as formas de pensar e agir que a representam, seu fundamento epistêmico está no chamado pensamento complexo ou sistêmico. Igualmente, reconhece a transdisciplinaridade como a abordagem mais promissora para problemas complexos. Essa abordagem ultrapassa o paradigma que segmenta o conhecimento em disciplinas, no qual foi criada a Universidade moderna. Por outro lado, profissionais em User Experience (UX) e Design de interação (IxD) vem ocupando um espaço no mercado brasileiro, inexistente há 30 anos. Trabalham resolvendo problemas humanos em contextos diversos e dependentes de muitas variáveis, o que torna complexo seu objeto de trabalho. A atual pesquisa investiga nas práticas desses profissionais se há traços do paradigma racional, analítico e mecanicista, ou se existe o predomínio do paradigma sistêmico, relacional e complexo. A atividade de design em alguns cenários que adotam este novo paradigma vem recebendo o nome de design sistêmico. Este trabalho também contribui com o diálogo mercado-universidade.

Detalhes do artigo

Palavras-chave: experiência do usuário design de interação pensamento complexo pensamento sistêmico transdisciplinaridade
Como Citar
MARTINEZ, M. L.; LEUTWILER, G. . INVESTIGANDO O PENSAMENTO SISTÊMICO E A TRANSDISCIPLINARIDADE NAS PRÁTICAS DE USER EXPERIENCE NO BRASIL. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://rbeg.net/index.php/rbeg/article/view/161. Acesso em: 18 jan. 2025.
Biografia do Autor

Maria Laura Martinez, Universidade de São Paulo

É professora do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).  Sua trajetória acadêmica transdisciplinar foi reconhecida por prêmios. Formou-se em Física, realizou o mestrado e o doutorado em Engenharia e aperfeiçoou-se nas áreas de Comunicação e Design. Vem trabalhando em um método de design de interação para o projeto de produtos e serviços digitais interativos, particularmente, dentro do ecossistema do livro. Sua pesquisa dialoga com a complexidade e a transdisciplinaridade.

Guilherme Leutwiler, Universidade de São Paulo

Guilherme Leutwiler é aluno de graduação do curso de Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Participa deste trabalho como bolsista PUB da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Sua orientadora é a Profa. Dra. Maria Laura Martinez da ECA - USP.