Contenido principal del artículo

INVESTIGANDO EL PENSAMIENTO SISTÉMICO Y LA TRANSDISCIPLINARIEDAD EN LAS PRÁCTICAS DE EXPERIENCIA DE USUARIO EN BRASIL
Maria Laura Martinez, Guilherme Leutwiler

No último século temos visto a emergência de um novo paradigma científico que reconhece a complexidade e as formas de pensar e agir que a representam, seu fundamento epistêmico está no chamado pensamento complexo ou sistêmico. Igualmente, reconhece a transdisciplinaridade como a abordagem mais promissora para problemas complexos. Essa abordagem ultrapassa o paradigma que segmenta o conhecimento em disciplinas, no qual foi criada a Universidade moderna. Por outro lado, profissionais em User Experience (UX) e Design de interação (IxD) vem ocupando um espaço no mercado brasileiro, inexistente há 30 anos. Trabalham resolvendo problemas humanos em contextos diversos e dependentes de muitas variáveis, o que torna complexo seu objeto de trabalho. A atual pesquisa investiga nas práticas desses profissionais se há traços do paradigma racional, analítico e mecanicista, ou se existe o predomínio do paradigma sistêmico, relacional e complexo. A atividade de design em alguns cenários que adotam este novo paradigma vem recebendo o nome de design sistêmico. Este trabalho também contribui com o diálogo mercado-universidade.

Detalles del artículo

Palabras clave: experiencia de usuario diseño de interacción pensamiento complejo pensamiento sistémico transdisciplinariedad
Cómo citar
MARTINEZ, M. L.; LEUTWILER, G. . INVESTIGANDO EL PENSAMIENTO SISTÉMICO Y LA TRANSDISCIPLINARIEDAD EN LAS PRÁCTICAS DE EXPERIENCIA DE USUARIO EN BRASIL. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. Disponível em: https://rbeg.net/index.php/rbeg/article/view/161. Acesso em: 4 dic. 2024.
Biografía del autor/a

Maria Laura Martinez, Universidade de São Paulo

É professora do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).  Sua trajetória acadêmica transdisciplinar foi reconhecida por prêmios. Formou-se em Física, realizou o mestrado e o doutorado em Engenharia e aperfeiçoou-se nas áreas de Comunicação e Design. Vem trabalhando em um método de design de interação para o projeto de produtos e serviços digitais interativos, particularmente, dentro do ecossistema do livro. Sua pesquisa dialoga com a complexidade e a transdisciplinaridade.

Guilherme Leutwiler, Universidade de São Paulo (USP)

Guilherme Leutwiler es estudiante de pregrado en la carrera de Educomunicación de la Escuela de Comunicaciones y Artes (ECA) de la Universidad de São Paulo (USP). Participa de este trabajo como becario PUB de la Prorrectoría de Estudios de Graduación de la USP. Su asesor es el Prof. María Laura Martínez de ECA - USP.