Vol. 9 Núm. 1 (2021)
Editorial
Caros leitores,
A Revista Brasileira de Expressão Gráfica inicia, a partir desta edição, uma nova etapa, ao migrar para a plataforma OJS – Open Journal Source. Com isso, geramos maior facilidade e transparência no fluxo de submissão, avaliação e publicação de artigos, ficando tudo mais prático e transparente.
O menu de navegação e o visual da RBEG foram reestruturados, e você conta, agora, com uma ferramenta de busca. É possível, também, se cadastrar na Revista, para ser comunicado a cada nova edição. O cadastro facilita o processo de submissão de artigos e gera maior transparência no acompanhamento das etapas seguintes.
Os cinco artigos deste número passaram pelo procedimento avaliativo duplo-cego, usado desde o lançamento da RBEG, em 2013. É ele que imprime credibilidade e qualidade ao processo, na medida em que elimina possíveis subjetividades decorrentes de fatores externos à avaliação científica.
Ressaltamos que você conta com uma visão geral de cada artigo publicado, seja pela a leitura do resumo e/ou do abstract, seja pela visualização do ingoráfico, que se constirui um rico material imagético que comunica o conteúdo de modo diferenciado.
Assim, convidamos você a ler os novos artigos e experienciar as novidades que a Revista passa a ofertar a partir desta edição.
Gilson Braviano - Presidente do Conselho Editorial
Expediente
Vol. 9, N. 1, 2021
ISSN 2318-7492
A Revista Brasileira de Expressão Gráfica – RBEG é editada pela Associação Brasileira de Expressão Gráfica – ABEG.
Corpo Editorial
Editor
Gilson Braviano (UFSC) – Presidente
Conselho Editorial
Ivan Luiz de Medeiros (UFSC)
Madalena Grimaldi de Carvalho (UFRJ)
Vania Ribas Ulbricht (UFSC)
Comitê Científico
Ana Rita Sulz de Almeida Campos (UEFS)
Arivaldo Leão de Amorim (UFBA)
Berenice Santos Gonçalves (UFSC)
Bruno Leite Ferreira (UFPE)
Carla Galvão Spinillo (UFPR)
Celso Carnos Scaletsky (UNISINOS)
Cláudia Mara Scudelari de Macedo (PUC/PR)
Cláudia Regina Batista (UFSC)
Érica de Sousa Checcucci (UFBA)
Frank Gilbert René Bellemain (UFPE)
Gilson Braviano (UFSC)
Ivan Luiz de Medeiros (UFSC)
José Ignacio Rojas Sola (Universidad de Jaén - Espanha)
Josiane Wanderlinde Vieira (UFSC)
Luciano Patrício Souza de Castro (UFSC)
Luzia Vidal de Souza (UFPR)
Madalena Grimaldi de Carvalho (UFRJ)
Maria Antonia Benutti (UNESP)
Maria Bernadete Barison (UEL)
Maria Helena Wyllie Lacerda Rodrigues (UFRJ)
Marília Matos Gonçalves (UFSC)
Marizilda dos Santos Menezes (UNESP)
Natalie Johanna Groetelaars (UFBA)
Patrícia Biasi Cavalcanti (UFSC)
Paulo Henrique Siqueira (UFPR)
Regiane Trevisan Pupo (UFSC)
Régio Pierre da Silva (UFRGS)
Rejane de Moraes Rêgo (IFPE)
Roberto Alcarria do Nascimento (UNESP)
Rodrigo Duarte Seabra (UNIFEI)
Roxana Soprano (Univ. Nac. de Mar del Plata)
Stephania Padovani (UFPR)
Tania Luisa Koltermann da Silva (UFRGS)
Tarcísio Vanzin (UFSC)
Vânia Cristina Pires Nogueira Valente (UNESP)
Vania Ribas Ulbricht (UFPR)
Projeto Gráfico da Capa:
Ivan Luiz de Medeiros
Marca da RBEG:
Daniel Wyllie Lacerda Rodrigues
Projeto Gráfico na Plataforma OJS:
Pedro Marinelli
Publicação de conteúdo web:
Gilson Braviano
Pedro Marinelli
Supervisão da Produção dosInfográficos:
Ivan Luiz de Medeiros
Gilson Braviano
Desenvolvimento dos Infográficos desta Edição
QUANDO “O TEXTO É MUITO LERDO”: UM ESTUDO SOBRE REGISTRO VISUAL DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE SÍNTESE
João Pedro Ribas Knoth
JOGOS DIGITAIS DE BLOCOS DE MONTAR NA CONCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA
Daniel Monteiro Costa
COR E TIPOGRAFIA EM CAPA DE LIVRO: EMOÇÕES, ATRATIVIDADE E INTENÇÃO DE COMPRA
Ricardo Oliveira Bitter
Luiza Dezotti
RHINOCEROS 3D E GRASSHOPPER: AS APROPRIAÇÕES DA MODELAGEM E DA PROGRAMAÇÃO NO DESENHO URBANO PARA HABITAÇÃO SOCIAL – UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO PEDAGÓGICA
Helen dos Santos da Silva
Manuella Silva e Souza
ANÁLISE E PROCESSO DE CRIAÇÃO DE PERSONAGEM: CONSIDERAÇÕES E PROPOSTA
Carlos Roberto de Azevedo Junior
Vitor Corrêa Fernandes
Artigos
QUANDO “O TEXTO É MUITO LERDO”: UM ESTUDO SOBRE REGISTRO VISUAL DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE SÍNTESE
1-25
JOGOS DIGITAIS DE BLOCOS DE MONTAR NA CONCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA
26-43
COR E TIPOGRAFIA EM CAPA DE LIVRO: EMOÇÕES, ATRATIVIDADE E INTENÇÃO DE COMPRA
44-68
RHINOCEROS 3D E GRASSHOPPER: AS APROPRIAÇÕES DA MODELAGEM E DA PROGRAMAÇÃO NO DESENHO URBANO PARA HABITAÇÃO SOCIAL – UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO PEDAGÓGICA
69-85
ANÁLISE E PROCESSO DE CRIAÇÃO DE PERSONAGEM: CONSIDERAÇÕES E PROPOSTA
86-108