Conteúdo do artigo principal

Viagens Filosóficas e saber desenhar: relações com a vida militar no Brasil do século XVIII
Antônio Wilson Silva de Souza, Francis Albert

O presente texto versa sobre as relações entre as Viagens
Filosóficas e o domínio do desenho, tomando como base a Expedição
Científica pelas capitanias do Grão Pará, Rio Negro, Mato Grosso e
Cuiabá, que durou aproximadamente nove anos (1783-1792). Contudo, o foco recai sobre personalidades que tinham o desenho como uma prática comum, como é o caso do naturalista Alexandre Rodrigues e dos militares Codina e José Joaquim Freire, sendo aqui tomadas, a título de exemplo, as produções deste último. O objetivo é destacar a experiência de José Freire como testemunho dos vínculos fundamentais entre o desenho e a vida militar no Brasil do século XVIII, prova de um saber requerido pelos convocados às Viagens Filosóficas ao sul da América portuguesa.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA DE SOUZA, A. W.; COTTA, F. A. Viagens Filosóficas e saber desenhar: relações com a vida militar no Brasil do século XVIII. Revista Brasileira de Expressão Gráfica, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 068–086, 2024. Disponível em: https://rbeg.net/new/index.php/rbeg/article/view/178. Acesso em: 22 nov. 2024.
Biografia do Autor

Francis Albert, UEMG

Professor no Mestrado em Segurança Pública e Cidadania da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenador do Mestrado em Ciências Policiais e Tecnologias Inovadoras da Universidade Estadual de Montes Claros e Academia de Polícia Militar de Minas Gerais. Lecionou no Mestrado em Administração da Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, no Mestrado em Administração da Fundação Pedro Leopoldo e no Mestrado em Desenvolvimento Regional da FUNEDI/UEMG. Realizou doutorado em História Social da Cultura (UFMG) (onde estudou o processo de institucionalização das políticas da ordem no Brasil), com estágio de doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Desenvolveu estudos pós-doutorais em: História Cultural (UFMG); Educação (FaE/UFMG); Direito Penal e Garantias Constitucionais na Universidade Nacional de La Matanza (Argentina); Psicologia Social na Universidade John F. Kennedy e Ciências Sociais (PUC Minas). É Mestre em Educação - Conhecimento de Inclusão Social (UFMG). Licenciado em Pedagogia e em História (PUC Minas). Graduado em Gestão de Segurança Pública (APM MG). Foi pesquisador convidado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (CNRS/CEPAMM/UFMG). Lidera o Núcleo de Pesquisas em Ciências Policiais e Segurança Pública (APM/Unimontes). Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (0283). Integrante da Associação Brasileira de Editores Científicos, sendo editor-adjunto do periódico científico O Alferes. Coordenador-adjunto do Núcleo de Inovação Tecnológica da PMMG. Membro do Observatório dos Direitos Humanos, Segurança Pública e Inovação Tecnológica (CNPq). Investigador no Grupo de Pesquisa História, Meio Ambiente e Questões Étnicas. Membro da Sociedade Internacional de Etnobiologia. Possui experiência de mais de duas décadas na docência do ensino superior, da pesquisa e na gestão de Segurança Pública.