Resumen
Contenido principal del artículo
A LINGUAGEM GRÁFICA APLICADA AOS CONCEITOS DE CIRCULAÇÃO EM ARQUITETURA PARA O ENSINO DE PROJETO
Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa, que aborda questões de circulação na arquitetura e a maneira como os conceitos de organização, funcionalidade, hierarquia e orientabilidade, representados graficamente de forma visual e padronizada em uma família de pictogramas, contribuem para a melhoria do ensino em arquitetura. A pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta, em forma de jogo do tipo analógico, para apoiar o ensino-aprendizagem do conceito de circulação em arquitetura. Ela traz como resultados a criação de uma família de pictogramas e a composição das cartas Conceito e das cartelas de Caminho do jogo Conceito & Ideação. Neste artigo, um experimento busca avaliar a atividade do jogo, em ambiente controlado, corroborando a hipótese que a tradução gráfica do conceito de circulação em arquitetura, apresentados em forma de um jogo educacional, contribui para a geração e ampliação de repertório dos alunos. Ainda no contexto de aprendizagem, é corroborada a hipótese de que o jogo apoia o processo de projeto e as práticas que fomentam a discussão sobre formas de resolver problemas de projeto para uma melhor estruturação do sistema de circulação em arquitetura.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.