Abstract
Contenuto principale dell'articolo
A LINGUAGEM GRÁFICA APLICADA AOS CONCEITOS DE CIRCULAÇÃO EM ARQUITETURA PARA O ENSINO DE PROJETO
Este artigo apresenta elementos de uma pesquisa, que aborda questões de circulação na arquitetura e a maneira como os conceitos de organização, funcionalidade, hierarquia e orientabilidade, representados graficamente de forma visual e padronizada em uma família de pictogramas, contribuem para a melhoria do ensino em arquitetura. A pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta, em forma de jogo do tipo analógico, para apoiar o ensino-aprendizagem do conceito de circulação em arquitetura. Ela traz como resultados a criação de uma família de pictogramas e a composição das cartas Conceito e das cartelas de Caminho do jogo Conceito & Ideação. Neste artigo, um experimento busca avaliar a atividade do jogo, em ambiente controlado, corroborando a hipótese que a tradução gráfica do conceito de circulação em arquitetura, apresentados em forma de um jogo educacional, contribui para a geração e ampliação de repertório dos alunos. Ainda no contexto de aprendizagem, é corroborada a hipótese de que o jogo apoia o processo de projeto e as práticas que fomentam a discussão sobre formas de resolver problemas de projeto para uma melhor estruturação do sistema de circulação em arquitetura.
Dettagli dell'articolo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.