Pubblicato: 2022-12-23

Editorial

Este volume da RBEG se reveste de um significado especial, por marcar seus 10 anos de existência. Quando fui chamada pelo nosso colega Gilson Braviano para escrever seu editorial, aceitei o convite de imediato, sentindo-me de certa forma privilegiada e, ao mesmo tempo, à vontade para cumprir tal missão. Digo isso, não somente porque fui autora de um artigo publicado no seu primeiro número e passei a acompanhar sua evolução como leitora e membro de seu comitê científico, mas devido ao meu entusiasmo pela iniciativa tomada pela ABEG ao criar este veículo de divulgação de trabalhos de reflexão e pesquisa no campo da Expressão Gráfica.

Fazendo uma viagem ao passado, veio à minha memória a Revista Graf & Tec, publicação anterior da ABEG, que se dirigia ao mesmo público e recebia a contribuição de autores de artigos nessa área de conhecimento e produção. Ao substituí-la, com novo nome e formato, a Revista Brasileira de Expressão Gráfica trouxe inicialmente dois relevantes diferenciais: a inserção de infográficos e a edição on-line de cada volume, assim facilitando a visualização de seus conteúdos e possibilitando sua consulta a todos os interessados.

O empenho da equipe de editores e colaboradores em mantê-la viva e atualizada vem sendo recompensado mediante várias conquistas feitas ao longo desses 10 anos; entre estas, a obtenção de níveis de avaliação Qualis da CAPES e, mais recentemente, a integração ao Sistema Latindex para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. É de se notar, também, a inclusão de autorias internacionais e o incentivo à publicação de pesquisas que contemplem a diversidade existente no universo gráfico. Há seis exemplos dessa variação temática na atual edição, que estimulam nossa leitura.

Em “Design Gráfico das Capas de Disco – um Toque de Noguchi”, temos a oportunidade de perceber quão enriquecedor para a arte gráfica brasileira foi o trabalho de Hélcio Mário Noguchi como projetista de capas de disco, nas quais expressou com liberdade criativa o âmago da identidade daqueles artistas e do gênero musical ali gravado.

Os três artigos seguintes trazem ao nosso conhecimento experimentações inovadoras, realizadas em turmas de cursos de Arquitetura e Urbanismo de universidades brasileiras. Apesar de as pesquisas neles relatadas terem abordagens, referenciais teóricos e objetivos distintos, evidencia-se em todas elas a mesma preocupação com o aspecto didático: “Possibilidades e Limitações dos Jogos de Montar no Processo de Concepção da Forma Arquitetônica” diz respeito à utilização de um material concreto na UFJF; “Algoritmo Aplicado à Geometria Descritiva” apresenta a proposta de uma nova organização para o estudo de Geometria Descritiva, experimentada na FAU da UFRJ; “Phenomenon, Perception and Architecture: experiences through freehand drawing” fundamenta e descreve uma prática metodológica aplicada em dois workshops ocorridos no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP.

No quinto artigo aqui publicado – “Dois Processos de Ilustração de Livros: o Ponto de Vista do Ilustrador” –, como seu próprio título antecipa, somos brindados com o relato do criador de ilustrações de livros ao analisar duas de suas obras e trazer à luz singularidades das técnicas utilizadas nesse tipo de linguagem visual, comparando-as às tradicionais e destacando os fatores que influenciam cada projeto gráfico.

No final desta edição, a leitura de “Elementos de Expressão Gráfica em Ilustrações para Games: um olhar sobre linha, valor tonal e cor” nos dá a chance de acompanhar a descrição ilustrada de uma pesquisa de cunho exploratório, tratada qualitativamente, com o propósito de responder à seguinte pergunta, colocada pela autora: “Como os elementos de expressão gráfica linha, valor tonal e cor atuam em ilustrações para jogos digitais?”. A resposta, buscada na literatura específica e no exame de dez ilustrações para games, nos revela predominâncias e tendências nas soluções encontradas pelos designers.

Ao terminar este texto introdutório, volto a enaltecer a Revista Brasileira de Expressão Gráfica como valioso meio de comunicação de trabalhos científicos nessa modalidade e, como é costumeiro “cantar-se” em aniversários, venho desejar-lhe “muitos anos de vida”.

Maria Helena Wyllie Lacerda Rodrigues

 

Expediente

Vol. 10, N. 1, 2022
ISSN 2318-7492

A Revista Brasileira de Expressão Gráfica – RBEG – é editada pela Associação Brasileira de Expressão Gráfica – ABEG.

Corpo Editorial

Editor
Gilson Braviano (UFSC) – Presidente

Conselho Editorial
Ivan Luiz de Medeiros (UFSC)
Madalena Grimaldi de Carvalho (UFRJ)
Vania Ribas Ulbricht (UFSC)

Comitê Científico
Ana Rita Sulz de Almeida Campos (UEFS)
Arivaldo Leão de Amorim (UFBA)
Berenice Santos Gonçalves (UFSC)
Bruno Leite Ferreira (UFPE)
Carla Galvão Spinillo (UFPR)
Celso Carnos Scaletsky (UNISINOS)
Cláudia Mara Scudelari de Macedo (PUC/PR)
Cláudia Regina Batista (UFSC)
Érica de Sousa Checcucci (UFBA)
Frank Gilbert René Bellemain (UFPE)
Gilson Braviano (UFSC)
Ivan Luiz de Medeiros (UFSC)
José Ignacio Rojas Sola (Universidad de Jaén - Espanha)
Josiane Wanderlinde Vieira (UFSC)
Luciano Patrício Souza de Castro (UFSC)
Madalena Grimaldi de Carvalho (UFRJ)
Maria Antonia Benutti (UNESP)
Maria Bernadete Barison (UEL)
Maria Helena Wyllie Lacerda Rodrigues (UFRJ)
Marília Matos Gonçalves (UFSC)
Marizilda dos Santos Menezes (UNESP)
Natalie Johanna Groetelaars (UFBA)
Patrícia Biasi Cavalcanti (UFSC)
Paulo Henrique Siqueira (UFPR)
Regiane Trevisan Pupo (UFSC)
Régio Pierre da Silva (UFRGS)
Rejane de Moraes Rêgo (IFPE)
Roberto Alcarria do Nascimento (UNESP)
Rodrigo Duarte Seabra (UNIFEI)
Roxana Soprano (Univ. Nac. de Mar del Plata)
Stephania Padovani (UFPR)
Tania Luisa Koltermann da Silva (UFRGS)
Tarcísio Vanzin (UFSC)
Vânia Cristina Pires Nogueira Valente (UNESP)
Vania Ribas Ulbricht (UFPR)

Projeto Gráfico da Capa:
Ivan Luiz de Medeiros

Marca da RBEG:
Daniel Wyllie Lacerda Rodrigues

Projeto Gráfico na Plataforma OJS:
Pedro Marinelli

Publicação de conteúdo web:
Gilson Braviano
Ivan Medeiros

Supervisão da Produção dosInfográficos:
Ivan Luiz de Medeiros
Gilson Braviano

 

Desenvolvimento dos Infográficos desta Edição

DESIGN GRÁFICO DAS CAPAS DE DISCO - UM TOQUE DE NOGUCHI
Alisson de Moura
Gabrielli Louraine Castanheiro Duarte

 

POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DOS JOGOS DE MONTAR NO PROCESSO DE CONCEPÇÃO DA FORMA ARQUITETÔNICA
Rosa Clariá Job Baptiston

 

ALGORITMO APLICADO À GEOMETRIA DESCRITIVA
Gustavo Richard Rodrigues Medeiros Luiz

 

PHENOMENON, PERCEPTION AND ARCHITECTURE: EXPERIENCES THROUGH FREEHAND DRAWING
Fernanda Ramos
Juliana dos Santos

 

DOIS PROCESSOS DE ILUSTRAÇÃO DE LIVROS: O PONTO DE VISTA DO ILUSTRADOR
Maria Eduarda Hanoff Amaral de Oliveira
Vitoria Pury Feitosa

 

ELEMENTOS DE EXPRESSÃO GRÁFICA EM ILUSTRAÇÕES PARA GAMES: UM OLHAR SOBRE LINHA, VALOR TONAL E COR
Ana Júlia Lichtblau Bernardini

DESIGN GRÁFICO DAS CAPAS DE DISCO - UM TOQUE DE NOGUCHI
Liza Noguchi, Sérgio Antônio Silva, Giselle Hissa Safar

1-21

POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DOS JOGOS DE MONTAR NO PROCESSO DE CONCEPÇÃO DA FORMA ARQUITETÔNICA
Rafael Henriques Campos Dias, Frederico Braida, Mariane Garcia Unanue

22-37

ALGORITMO APLICADO À GEOMETRIA DESCRITIVA
João Gabriel Affonso do Nascimento, Aline Calazans Marques

38-57

PHENOMENON, PERCEPTION AND ARCHITECTURE

EXPERIENCES THROUGH FREE HAND DRAWING

Ana Laura Assumpção, Gabriel Braulio Botasso, Paulo César Castral, Simone Helena Tanoue Vizioli

58-79

O DOIS PROCESSOS DE ILUSTRAÇÃO DE LIVROS: O PONTO DE VISTA DO ILUSTRADOR
José Salmo Dansa de Alencar

80-101

ELEMENTOS DE EXPRESSÃO GRÁFICA EM ILUSTRAÇÕES PARA GAMES

UM OLHAR SOBRE LINHA, VALOR TONAL E COR

Priscilla Maria Cardoso Garone

102-126